terça-feira, 26 de julho de 2011

05/07/2011 - A comida turca e nossas primeiras tentativas frustradas

Uma volta no tempo para contar os dissabores alimentícios deste dia, que haviam ficado fora da postagem. Regressando ao hotel após minha primeira incursão pela cidade de Istambul, decidi sair com os meninos para almoçarmos e resolvemos ir para Aksaray por dois motivos: para que vissem a cidade e para que provássemos comida turca, o que não havia acontecido até então.

A ida até Aksaray foi tranquila e escolhemos um pequeno restaurante para iniciar nosso experimento culinário.

O restaurante apresentava seus pratos na vitrine, o que facilitou (apesar de nosso receio dante da aparência de alguns pratos) nossas escolhas.

A partir daí, algumas situações surgiram: não havia faca nos talheres, mas isso foi facilmente resolvido quando solicitado (em turco, bıçak - pronuncia-se bãtchak). Segunda situação: ao pedir suco (mevya suyu), o garçom trouxe água (su). Outra situação facilmente resolvida.

A terceira e situação que acabou marcando este almoço foi protagonizada por Gabriel, Hugo e o dono ou gerente do restaurante. Tentando se comunicar em inglês, Gabriel solicitou para que sua comida - compartilhada com Hugo - viesse sem pimenta usando as expressões in fault e pepper. Resultado: o turco entendeu que faltava pimenta no prato e literalmente caprichou na dose. Após bastante risadas, circulamos um pouco por Aksaray e acabamos por voltar ao hotel.










À noite, juntaram-se a nós Alba, Ana Paula e Gabriel (irmão de Lucas), na tentativa de comer algo que não fosse McDonalds. Pegamos o trem e fizemos baldeação em Zeytunburnu, para pegar o metrô. Na baldeação, perguntei ao funcionário onde haviam lugares legais para se comer e ele nos orientou a ir para Kabataş - a última estação do metrô. 

No final das contas, acabamos chegando tarde em Kabataş e mal tivemos tempo de descer e descobrir que não havia nada de restaurantes ou lanchonetes no local - estava perto do encerramento das saídas de metrô. Kabataş é um dos terminais marinhos que localizam-se no estreito de Bósforo. Como prêmio de consolação, tivemos nossa primeira visão da Ásia, com a ponte pênsil iluminada ao fundo. Realizamos umas compras rápidas na loja de conveniência do posto de gasolina do local e tomamos o trem de volta, parando para jantar, na McDonalds!















 

Nenhum comentário: