quinta-feira, 16 de junho de 2011

Relatório da etapa carioca da OBR 2011

Relatório da etapa prática da OBR 2011 – Rio de Janeiro
11 de junho de 2011
Preparação
    A preparação da OBR começou muito cedo na escola-sede do Rio de Janeiro. Como em anos anteriores o Colégio Santo Inácio ofereceu uma estrutura maravilhosa para todas as escolas visitantes.
    Quatro arenas construídas com chapas inteiras de MDF, duas câmeras transmitindo todo o evento online e um telão para divulgar as parciais e resultado final. Diversas mesas para as escolas visitantes, com tomadas e amplo ambiente para movimentação dos participantes, pais e convidados.
     Além dos espaços das arenas e preparação das equipes, a escola-sede ainda preparou duas arenas para treinos das equipes em amplo espaço ao lado das arenas.
    Antes de começar as rodadas, fizemos uma reunião com todos os professores presentes para uma passada nas regras, dúvidas e definição do circuito para cada nível. Avisamos que o árbitro não poderia participar da partida de sua escola. O presidente de arbitragem do RJ sugeriu que a primeira sala fosse com um nível fácil, a segunda sala com nível médio e a terceira sala com nível mais elevado. Todos concordaram e começaram a montar um circuito com esses parâmetros.
    Terminada a reunião, fizemos um intervalo para o almoço e montamos os circuitos nas respectivas arenas, duas arenas para nível 1 e duas arenas para nível 2. Utilizamos potes de sorvete de 2 litros com sacos de areia para que ficassem mais pesados. As vítimas foram feitas em forma de bonecos cobertos com fita isolante verde da 3M e as salas com fita gomada marrom para não confundir com a fita preta do circuito.
Rodadas
    Cada equipe participou de três rodadas. As equipes eram chamadas pela mesa que indicava a respectiva arena. Os árbitros eram sorteados para ficar na arena durante toda a rodada.
    Durante as partidas de cada rodada o presidente de arbitragem e o coordenador da escola-sede ficavam circulando pelas arenas observando as partidas e ajudando os árbitros no que fosse possível.
    Ao final de cada rodada a mesa da organização apresentava as parciais no telão e as torcidas vibravam com os resultados. Att, César Bastos OBR - Rio de Janeiro




Nenhum comentário: