domingo, 7 de junho de 2009

A corrente elétrica

Uma corrente eléctrica é o deslocamento de partículas microscópicas chamadas elétrons ao longo de um fio. Todas as substâncias contêm elétrons. Eles são parte dos átomos, dos quais são feitas as coisas. Um livro, um caderno, os componentes elétricos, entre outras coisas, são feitos de átomos.


Em certas substâncias como fios metálicos, os elétrons podem se mover mais facilmente com a aplicação de um suprimento de energia. As substâncias em que os elétrons se movimentam mais facilmente são chamadas de condutores.

(nessa imagem, os pólos estão representados de acordo com o sentido real da corrente elétrica, ver explicação abaixo)

A bateria é uma fonte de alimentação com dois pólos. Um tem carga positiva, outro tem carga negativa. Os elétrons tem carga negativa, Quando um fio é conectado a cada um dos pólos os elétrons são repelidos pelo pólo negativo, e atraidos pelo positivo. Isto faz com que eles se movam através do fio e formem uma corrente elétrica. A força que vem da bateria e faz com que os elétrons se movimentem é chamada de força eletromotriz, ou tensão, e é medida em volts.

Observação: a denominação dos pólos elétricos se deu antes mesmo da descoberta dos elétrons. Quando se descobriu o elétron, percebeu-se que os pólos estavam denominados de forma contrária. Entretanto, preferiu-se deixar a denominação como estava, para evitar a necessidade de trocar fórmulas já estabelecidas satisfatoriamente. Por isso, ao falar em corrente elétrica, tenha em mente que existe um sentido real e um sentido convencional da corrente elétrica, opostos entre si.

Desafio: Alessandro Volta fez a primeira a partir de dois tipos de metal e ácido. Foi o primeiro a mostrar que podemos conduzir e controlar a eletricidade. A palavra "volt" é derivada de seu nome. Em que ano ele fez essa bateria?

2 comentários: