sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lançada seção de Perguntas e Respostas no BRFirst

O BRFirst, site oficial da FLL no Brasil, lançou hoje a seção de Perguntas e Respostas sobre o desafio "Conexões climáticas".

Até agora, a seção consiste numa tradução do que já foi publicado no blog estadunidense e NÃO foram abertas ainda as inscrições para as equipes brasileiras.


Abaixo, transcrição das perguntas e respostas publicadas até o momento:
Pergunta (já havia sido publicada aqui, no blog): Algumas vezes nossos modelos de missão quebram. Eles serão colados nos torneios? Se um modelo quebra, como o juiz determinará de quem é a culpa?

Resposta: Os torneios tem a opção de colar seus modelos baseado na necessidade. Mas deixando isto de lado, o juiz lhe dará o benefício da dúvida a menos que fique óbvio que seu robô ficou louco.


SOBRE AS REGRAS, EM GERAL:

1 – Icebergs

Três peças de LEGO 1x4 brancas devem iniciar a partida em seus contornos, próximo à geleira. Esquecemos de mencioná-las na organização do campo, mas elas são obstáculos associados à área de pesquisa, e elas NÃO podem ser consideradas “objetos perdidos” (ver regra sobre objetos perdidos).

2 – Diques pré-colocados

Os diques que já estão em sua posição no começo da partida são considerados na vertical, tocando a praia vermelha, e, portanto pontuam como tal. Se eles são movidos durante a partida, mesmo que para fora da posição de pontuação, mas retornados à posição de pontuação ao fim da partida, eles pontuarão. O aviso para não “danifica-los” só se aplica ao final da partida. A regra “Métodos Requeridos” não se aplica.

3 – Furadeira na vertical

Deixar a furadeira na vertical vale pontos como uma missão individual, mesmo que o equipamento não tenha sido entregue no local especificado.

4 – Errata do vídeo sobre a missão de isolar a casa

Ambos os blocos devem estar tocando o tapete na área verde quadriculada para pontuar. A ação mostrada no vídeo NÃO pontuaria nunca (lamentamos pela confusão).

5 – Cidadãos de cor vermelha/branca
Os cidadãos de cor vermelha/branca que já iniciam a partida no reservatório subterrâneo ESTÃO tocando a área rosa quadriculada, e pontuam ao final da partida, já que a área onde eles estão presos é mostrada no diagrama como área rosa quadriculada. Eles não precisam tocar o tapete para pontuar.

6 – Janela aberta

A janela mantida aberta por sua alavanca branca é considerada “totalmente” aberta, mesmo que não esteja aberta em seu extremo.

7 – Marcas de localização no tapete
Se você está tendo problemas com um modelo que não combina com sua localização no tapete, provavelmente você não leu a página de configuração da arena, onde tais assuntos são abordados.

8 – Área amarela quadriculada

Para a missão “vença o relógio”, é permitido que o robô toque objetos, mas não pontuará se ele estiver fazendo contato direto com o tapete fora da área amarela.

9 – Preso/anexado-1
A restrição contra prender/anexar objetos está na regra da “preparação pré-partida”, então a restrição e a regra abaixo dela não se aplica a robôs ativos. Uma vez ativo, o robô pode empurrar objetos e/ou pegá-los. LEMBRETE: algumas pessoas estão se esquecendo do “OU” no teste de “preso ou anexado”... considerando dois objetos, apenas um deles precisa passar no teste de pegar o objeto sem interferências. Exemplo: você pode mover sua mesa sem mover o seu teclado, mas isso não significa que eles estejam anexados, pois você pode levantar o teclado da mesa facilmente.

10 – Posição das setas

Se você está tentando acertar o local exato das setas olhando fotografias, provavelmente você não leu a página de configuração da arena, onde as medidas são fornecidas.

11 – Anéis são objetos perdidos

Qualquer anel preto (aqueles que mantêm as bolas no lugar) deve ser removido por você* ou pelo juiz assim que for exposto. Isto é importante na área da tempestade e diques. Se um anel bloquear a tempestade (roda), você perderá a missão. *isto é uma exceção à regra (normalmente você não pode mover objetos perdidos da mesa, apenas o juiz).

12 – Motores de fricção ou de corda

Você pode construir motores a fricção ou de corda, como aqueles que armazenam energia. A restrição na regra de materiais se aplica para elementos LEGO individuais que funcionam como motores de fricção ou corda.

13 – Preso/anexado-2

As restrições ao prender/anexar objetos aos modelos de missão se aplicam para todos os momentos de manuseio e preparação antes e DURANTE cada partida. Lembre-se que estas restrições no que VOCÊ pode fazer com a mão não se aplicam ao ROBÔ, uma vez que ele esteja ativo. Exemplo: Enquanto você estiver preparando o robô para ligar, você não pode prender um modelo de missão ao robô, mas uma vez que ele esteja ligado, o ROBÔ pode pegar um modelo de missão (autonomamente).


Para quem quiser conferir no BRFirst:

Nenhum comentário: