domingo, 20 de julho de 2008

A torre de infravermelho

No kit Mindstorms, da Lego, a comunicação entre o controlador (RCX) e o computador é realizada através de radiação infravermelha.

O infravermelho é uma região do espectro eletromagnético que possui uma freqüência de radiação menor que a radiação visível. Ou seja, há menos energia associada a cada fóton (um fóton é a partícula fundamental do campo eletromagnético, ou em palavras simples, a menor parte de luz). Como a radiação infravermelha é invisível a nossos olhos e pode ser produzida em freqüências características satisfatoriamente, é bastante utilizada em comunicações de pequeno alcance (ela é absorvida pelo meio ao se propagar por distâncias maiores), como em celulares.

O equipamento responsável pela comunicação entre computador e RCX é a torre de infravermelho, conectada ao computador através de uma porta serial (ou ainda PS/2 ou USB, caso seja utilizado um cabo adaptador). A torre é alimentada por uma bateria de 9V e indica que está transmitindo dados por um LED verde, localizado ao lado da janela de transmissão.



A torre de infravermelho pode operar em dois modos: o alcance de seu sinal pode ser curto ou longo, de acordo com a opção escolhida no seletor. O alcance longo pode chegar a 10 m, mas a transmissão de dados pode ser interrompida por fatores diversos, principalmente obstruções entre o RCX e a torre. Em tempo, o alcance longo é estritamente proibido (penalidade de desclassificação) em praticamente todos os campeonatos.

Desafio: em que outras aplicações se emprega a radiação infravermelha, atualmente?

5 comentários:

Guilherme disse...

A radiação infravermelha tem aplicações práticas e muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes.

Na medicina, tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. A radiação infravermelha penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue.

Paulo Marcelo Pontes disse...

O pessoal do Big Brother adora o infravermelho!

Guilherme disse...

rsrsrs

Lucas Cavalcanti disse...

não entendi essa do big brother..

? disse...

eu tenho uma torre da lego, mas ela não funciona. O computador não reconhece a torre, é como se ela não existisse. Vocês sabem onde eu compro uma nova? Mas eu não quero o kit todo, que eu já tenho, só a torre.