sábado, 5 de julho de 2008

Implante cerebral capaz de aprendizado

Cientistas da Universidade da Flórida anunciaram a criação de um novo implante cerebral, capaz de transformar sinais elétricos gerados pelo cérebro em movimento, mas que também aprende e evolui junto com o cérebro, fato inédito na bioengenharia.

O implante possui a capacidade de captar os sinais elétricos dos neurônios e "acumular" esse conhecimento para se adaptar melhor ao organismos e otimizar as ações motoras, como a movimentação de um braço robótico.

A comunicação do implante com os neurônios ocorre em mão dupla: o implante é capaz de captar os sinais emitidos pelos neurônios e também transmite seus próprios sinais para os neurônios.


Essa criação é a primeira da nova era de implantes, que possibilita que corpo e máquina trabalhem juntos para alcançar um objetivo. Acredito que é a ponta do iceberg de uma categoria futura de implantes que melhorem e até reestabeleçam funções de nosso corpo, mesmo que essas tenham sido perdidas anteriormente. Com a experiência adquirida, os implantes irão acionar os neurônios específicos para executar determinada tarefa, como enxergar ou movimentar um objeto.

Desafio: qual a diferença de potencial média atingida por uma sinapse (sinal elétrico utilizado na comunicação entre dois neurônios)?


FONTE DA NOTÍCIA:
Inovação Tecnológica, http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-implante-cerebral-que-aprende-com-o-cerebro-e-evolui-com-ele&id=010180080704

Link do artigo completo relatando a criação do implante (em inglês): http://nrg.mbi.ufl.edu/publications/conference/conference%2031.pdf



Nenhum comentário: