terça-feira, 10 de junho de 2008

Modelagem em 3D de peças Lego

A modelagem virtual em 3D apresenta uma série de vantagens. Uma delas é a possibilidade de manter a montagem guardada intacta por um tempo indefinido, para que se possa voltar a ela quando for necessário. Muitas vezes, não é possível deixar um robô montado, daí a manutenção de um arquivo de registro se faz bastante importante.


Um dos programas que foi projetado com essa função é o MLCAD, baseado em uma versão anterior denominada LDRAW. O MLCAD apresenta um catálogo muito grande de peças Lego, incluindo aquelas que usamos nas montagens da robótica, como o RCX. Seu visual pode parecer confuso de início, mas é muito fácil acostumar-se a ele. Consiste basicamente de quatro grandes janelas: uma representa a visão frontal da peça, a segunda uma visão de cima da peça, a terceira uma visão lateral (normalmente o lado esquerdo, mas pode ser invertido) e a última uma visão em três dimensões, na qual a peça pode ser rotacionada para visualização.


No site http://www.hpfsc.de/mlcd_tut/tut_spa.html há um tutorial explicativo em espanhol para quem pretende aprender a utilizar o MLCAD. Vale a pena dar uma conferida.

Outros tutoriais, inclusive para usuários avançados, estão disponíveis em inglês na página http://www.ldraw.org/Article58.html

Uma das vantagens do MLCAD é que ele é um programa gratuito, que é atualizado periodicamente por um grupo ligado a seu desenvolvimento e sempre é possível baixar novas peças. O programa é uma poderosa ferramenta no projeto de montagens Lego, possuindo funções bastante avançadas que permitem realizar praticamente tudo que se desejar com as peças.

Para fazer o download da versão mais recente do programa, incluindo peças e programas auxiliares, acesse o link:



Desafio: atualmente quantas peças fazem parte do catálogo do MLCAD?

3 comentários:

Lucas Cavalcanti disse...

3250 aproximadamente.

Tales disse...

entra na pasta com das peças, aperta Ctrl + A, clica o botão direito, propriedades, vê a quantidade. se tiver mais de uma pasta vê das 2 e soma

Lucas Cavalcanti disse...

ahahaahah so pq eu te disse....