quinta-feira, 15 de maio de 2008

Importância da Educação Tecnológica

A Educação Tecnológica tem como objetivo desenvolver nos alunos seus conhecimentos, habilidades e competências para que os mesmos tenham condições de agir nas mais diversas situações do cotidiano, otimizando os recursos que possuem e exercitando a autonomia por meio da tomada de decisão.

O trabalho em equipe norteia todo o projeto, possibilitando aos alunos a vivência de valores, tais como compreensão, respeito, altruísmo, solidariedade e a cooperação. Além de desenvolver a criatividade, o pensamento crítico, o raciocínio lógico, o senso de organização, a disciplina e a responsabilidade.

Como as atividades são baseadas em projetos é proporcionado aos alunos relacionar os conceitos desenvolvidos em sala de aula com a sua realidade, contextualizando-os e tornando a aprendizagem realmente significativa. Há a extensão dos conceitos estudados tanto nas ciências exatas, como nas disciplinas relacionadas as ciências humanas através de planejamentos onde os alunos observam na prática o que foi estudado em sala de aula.

Dessa forma, podemos ressaltar a relevância da Educação Tecnológica no dia-a-dia escolar, pois a mesma prepara o aluno para que ele aprenda durante toda a vida e não somente na escola, despertando o prazer de descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, compreendendo o mundo e a sua relação com o mesmo.

Nenhum comentário: