quinta-feira, 22 de maio de 2008

Abertas as inscrições para a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA


A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA) anunciam a realização da II Olimpíada Brasileira de Robótica 2008 (OBR2008), um evento realizado nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Os grandes objetivos da OBR são despertar e estimular o interesse pela Robótica, áreas afins e a Ciência em geral e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre Robótica de forma lúdica e cooperativa. São também objetivos da OBR: promover a introdução da robótica nas escolas de ensino médio e fundamental; proporcionar novos desafios aos estudantes; aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental; identificar os grandes talentos e vocações em Robótica de forma a melhor instruí-los e estimulá-los a seguir carreiras científico-tecnológicas. A OBR procura ainda colaborar no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos professores e colaborar com a melhoria do ensino em geral.

A OBR 2008 é organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com o apoio da Comissão Organizadora da OBA e da Comissão Organizadora da OBI.

A OBR 2008 será composta de 3 modalidades Olímpicas:
  • Modalidade Teórica, composta de provas teóricas realizadas em uma única fase em todas as escolas participantes, sob a responsabilidade de um professor da própria escola. Qualquer escola e qualquer estudante do ensino fundamental do país pode participar da OBR 2008 na Modalidade Teórica. A Modalidade Teórica é dividida em três níveis:
    • Nível 1, que é voltado aos alunos do primeiro ao terceiro anos do primeiro ciclo do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC (Alfabetização, 1a e 2a séries, caso a escola ainda esteja no sistema antigo);
    • Nível 2, que é voltado aos alunos do quarto ao sexto anos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC (3a à 5a séries, caso a escola ainda esteja no sistema antigo);
    • Nível 3, que é voltado aos alunos do sétimo ao nono anos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC (6a à 8a séries, caso a escola ainda esteja no sistema antigo).

  • Modalidade prática, composta de desafios de sumô de robôs disputados em duas fases. A primeira fase deve ser realizada em escolas Sede que serão escolhidas entre as escolas participantes da OBR 2008, que se candidatarem a realizar esta modalidade, e as finais junto com as Competições Latino Americana e Brasileira de Robótica em Salvador-BA. Qualquer grupo, com até quatro estudantes, orientados por um professor de sua escola pode participar desta modalidade. As categorias da Modalidade Prática são duas:
    • Nível 1, que é voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC ou equivalente; e
    • Nível 2, que é voltada aos alunos do ensino médio (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pre-vestibular (em Instituição de Ensino) que não estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso de terceiro grau; ainda, a idade limite para participar nesta modalidade é de 19 anos completos em 2008.

  • Modalidade duatlon, composta de duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova teórica e a segunda de uma final prática. A prova teórica do duatlon é similar a prova da modalidade teórica e será aplicada na mesma data da prova da modalidade teórica em todas as escolas participantes, mas apenas para alunos do ensino médio, incluindo alunos matriculados em cursinho pre-vestibular (em Instituição de Ensino) que não estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso de terceiro grau; ainda, a idade limite para participar nesta modalidade é de 19 anos completos em 2008. A final prática ocorrerá também junto com as Competições Latino Americana e Brasileira de Robótica e consistirá de um mini-curso de robótica básica, seguido de desafios práticos, onde os estudantes terão que construir e programar robôs com kits fornecidos pela Organização para executar tarefas simples.

Para participar das modalidades teórica e duatlon não é necessário nenhum conhecimento prévio ou contato com a robótica e a escola ou o aluno não precisam ter nenhum material de robótica (kits e outros) para realizar as provas dessas duas modalidades, ou seja, realmente qualquer escola e qualquer estudante do país, mesmo que nunca tenham ouvido falar em robótica podem participar da OBR nessas modalidades. Será inclusive uma grande oportunidade para alunos e professores conhecerem um pouco mais sobre essa área que é considerada uma das grandes áreas do futuro e que já se faz presente nos dias de hoje em vários países. As provas teóricas têm o objetivo principal de passar informações sobre robótica e despertar o interesse dos alunos e não de cobrar conhecimentos profundos sobre robótica.

Ou seja, serão cobrados mais o raciocínio lógico, a interpretação de texto, a Matemática e a Física, entre outras, do que conhecimentos de robótica propriamente ditos. Algumas questões serão introduzidas sobre o tema robótica, incluindo atualidades e curiosidades sobre o assunto, visando classificar os alunos. Consideramos que as provas teóricas da OBR são uma excelente oportunidade para testar seus conhecimentos sobre disciplinas consideradas como técnico-científicas, tais como Matemática, Física e Ciências.

Para participar da modalidade prática, a escola (ou o grupo de alunos) deve necessariamente ter material de robótica (qualquer kit educacional é aceito) para que os times possam construir os robôs para participar do Sumô. Esta é, inclusive, uma excelente oportunidade para que algumas escolas implantem a Robótica como atividade extra, realizando um torneio interno para escolher os representantes da escola na OBR 2008 na modalidade prática. Alunos que já possuam kits educacionais (vide regras) podem solicitar à coordenação de sua escola a sua participação na OBR.

As provas da modalidade teórica e da primeira fase do duatlon serão aplicadas em todo o país, nos horários que forem mais convenientes para as escolas, podendo inclusive ser aplicadas em dois períodos diferentes para estudantes de períodos diferentes. A primeira fase da modalidade prática será realizada nas Escolas Sede em todo o país no horário que for mais conveniente para as Escolas Sede. Os melhores colocados na primeira fase da modalidade duatlon e da modalidade prática serão convidados a participar da grande final da OBR 2008 que será realizada junto com as Competições Latino Americana e Brasileira de Robótica no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, BA, Brasil, de 25 a 30 de outubro de 2008. Visite http://jri2008.dca.ufrn.br/ para mais informação sobre este Mega Evento.

Os participantes receberão certificados e os melhores colocados de cada modalidade, em cada escola e das finais, receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.


Os melhores colocados das modalidades prática e duatlon, a nível nacional, deverão ser convocados para fazer parte da Seleção Brasileira de Robótica que representará o Brasil no Mundial de 2009 da RoboCup a ser realizado em Graz, Austria. Ainda, estamos fazendo esforços para que o melhor colocado na modalidade Duatlon e pelo menos um representante do time melhor colocado na modalidade prática recebam como premiação uma passagem para poder assistir à Robocup em Graz, Austria, ou evento similar.




Site da Olimpíada Brasileira de Robótica: http://obr.ic.unicamp.br/



Download de provas e gabaritos (2007):

Nenhum comentário: